Projeto RHIMA
REDE DE PESQUISA EM MONITORAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS HIDROSSEDIMENTOLÓGICOS EM BACIAS REPRESENTATIVAS RURAIS E URBANA DO BIOMA MATA ATLÂNTICA (RHIMA)
OBJETIVO:
Esta rede de pesquisa foi formada através da Chamada Pública MCT/FINEP CT-Hidro 01/2010. Envolve seis instituições: UFSM, IPH-UFRGS, UFSC, UFPR, UFRJ e UNIFEI. Tem por objetivo investigar os processos de produção de água e sedimentos em bacias experimentais representativas do bioma Mata Atlântica por meio de monitoramento e modelagem hidrossedimentológica visando a determinação dos efeitos de escala e de uso do solo.
Coordenador Geral: João Batista Dias de Paiva (UFSM)
Subprojeto UFSC:
Equipe:
Profa Nadia Bernardi Bonumá (coordenadora do subprojeto UFSC)
Prof Pedro Luiz Borges Chaffe
Alunos de graduação e pós-graduação
RESULTADOS PRELIMINARES:
Descrição da área de estudo
Os municípios de Rio Negrinho, São Bento e Rio dos Cedros, localizados na bacia do Alto Rio Negro, no estado de Santa Catarina, apresentam um histórico de eventos hidrológicos extremos, cuja magnitude e frequência vem sendo intensificada principalmente pela urbanização acelerada, impermeabilização do solo e ocupação das áreas de risco. A região é caracterizada pela ocorrência de desastres naturais, em especial inundações e movimentos de massa.
Localização da bacia hidrográfica do Alto Rio Negro (FRANCO, 2014)
Espacialização da chuva
Uma análise coerente do comportamento das chuvas em uma dada bacia muitas vezes envolve o cálculo da precipitação média naquela área, definida como a lâmina d’água de altura uniforme sobre toda a área considerada, associado a um dado período de tempo. Para tanto, podem ser empregados diversos métodos, de variados níveis de complexidade e confiabilidade. A elaboração dos diversos mapas temáticos referentes à precipitação média na bacia estudada foi feita com auxílio de um SIG utilizando três métodos:
- Inverso do quadrado da distância (IQD): assume que a precipitação em um dado ponto pode ser estimada a partir de valores observados nos postos pluviométricos, onde seu valor é inversamente proporcional à distância do mesmo às estações em questão.
- Krigagem: método estocástico semelhante ao IQD, o qual considera um estimador estatístico calculado a partir de todos os dados observados na região.
- Thiessen: consiste na média ponderada dos valores de cada estação levando em conta suas diferentes áreas de influência. Assim, a área de estudo é dividida em polígonos cujos valores médios de precipitação correspondem ao valor observado no posto pluviométrico mais próximo.
Balanço hídrico sazonal
O monitoramento da disponibilidade hídrica de uma bacia hidrográfica possui importante papel na elaboração de estratégias ótimas para o gerenciamento de seus recursos hídricos. Aplicando o princípio de conservação de massa em uma determinada bacia, é possível estimar o armazenamento de água no local a partir da quantificação das partes constituintes do ciclo hidrológico, como a precipitação. Neste contexto, a evapotranspiração destaca-se como um dos componentes de mais difícil medição.
Assim, as atividades do presente projeto utilizaram-se do método do Balanço Hídrico Sazonal, desenvolvido por Kan (2005), o qual permite a estimativa de valores de evapotranspiração e armazenamento de água em uma dada área de estudo. Este método se baseia na estimativa do armazenamento de água em períodos de recessão da vazão, quando a precipitação é nula ou desprezível. Consequentemente, é importante que não exista nenhuma falha geológica no aquífero que resulte em valores significativos de escoamento subsuperficial.
Monitoramento e instrumentação das bacias experimentais