Projeto RHIMA

REDE DE PESQUISA EM MONITORAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS HIDROSSEDIMENTOLÓGICOS EM BACIAS REPRESENTATIVAS RURAIS E URBANA DO BIOMA MATA ATLÂNTICA (RHIMA)

 

OBJETIVO:

Esta rede de pesquisa foi formada através da Chamada Pública MCT/FINEP CT-Hidro 01/2010. Envolve seis instituições: UFSM, IPH-UFRGS, UFSC, UFPR, UFRJ e UNIFEI. Tem por objetivo investigar os processos de produção de água e sedimentos em bacias experimentais representativas do bioma Mata Atlântica por meio de monitoramento e modelagem hidrossedimentológica visando a determinação dos efeitos de escala e de uso do solo.

Coordenador Geral: João Batista Dias de Paiva (UFSM)

 

Subprojeto UFSC:

Equipe:

Profa Nadia Bernardi Bonumá (coordenadora do subprojeto UFSC)

Prof Pedro Luiz Borges Chaffe

Alunos de graduação e pós-graduação

 

 RESULTADOS PRELIMINARES:

Descrição da área de estudo

Os municípios de Rio Negrinho, São Bento e Rio dos Cedros, localizados na bacia do Alto Rio Negro, no estado de Santa Catarina, apresentam um histórico de eventos hidrológicos extremos, cuja magnitude e frequência vem sendo intensificada principalmente pela urbanização acelerada, impermeabilização do solo e ocupação das áreas de risco. A região é caracterizada pela ocorrência de desastres naturais, em especial inundações e movimentos de massa.

mapa

Localização da bacia hidrográfica do Alto Rio Negro (FRANCO, 2014)

Espacialização da chuva

Uma análise coerente do comportamento das chuvas em uma dada bacia muitas vezes envolve o cálculo da precipitação média naquela área, definida como a lâmina d’água de altura uniforme sobre toda a área considerada, associado a um dado período de tempo. Para tanto, podem ser empregados diversos métodos, de variados níveis de complexidade e confiabilidade. A elaboração dos diversos mapas temáticos referentes à precipitação média na bacia estudada foi feita com auxílio de um SIG utilizando  três métodos:

  • Inverso do quadrado da distância (IQD): assume que a precipitação em um dado ponto pode ser estimada a partir de valores observados nos postos pluviométricos, onde seu valor é inversamente proporcional à distância do mesmo às estações em questão.
  • Krigagem: método estocástico semelhante ao IQD, o qual considera um estimador estatístico calculado a partir de todos os dados observados na região.
  • Thiessen: consiste na média ponderada dos valores de cada estação levando em conta suas diferentes áreas de influência. Assim, a área de estudo é dividida em polígonos cujos valores médios de precipitação correspondem ao valor observado no posto pluviométrico mais próximo.

Balanço hídrico sazonal

O monitoramento da disponibilidade hídrica de uma bacia hidrográfica possui importante papel na elaboração de estratégias ótimas para o gerenciamento de seus recursos hídricos. Aplicando o princípio de conservação de massa em uma determinada bacia, é possível estimar o armazenamento de água no local a partir da quantificação das partes constituintes do ciclo hidrológico, como a precipitação. Neste contexto, a evapotranspiração destaca-se como um dos componentes de mais difícil medição.

Assim, as atividades do presente projeto utilizaram-se do método do Balanço Hídrico Sazonal, desenvolvido por Kan (2005), o qual permite a estimativa de valores de evapotranspiração e armazenamento de água em uma dada área de estudo. Este método se baseia na estimativa do armazenamento de água em períodos de recessão da vazão, quando a precipitação é nula ou desprezível. Consequentemente, é importante que não exista nenhuma falha geológica no aquífero que resulte em valores significativos de escoamento subsuperficial.

Monitoramento e instrumentação das bacias experimentais

araponga2